[Resenha] A batalha do Apocalipse

Olá, meus caros!

Então tivemos nossa primeira sugestão; O Matheus Fontenele nos pediu para fazer uma resenha do livro "A batalha do apocalipse"...




"Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense."

 O livro foi escrito por um autor brasileiro chamado Eduardo Spohr, publicado inicialmente em um site na internet, no ano de 2007, chamado Jovem Nerd, acredito que alguns já ouviram falar sobre, sabe aquele site que faz nerdcast, fãs de Senhor dos Anéis, já devem ter ouvido falar.
Enfim, em 2010 foi publicado pela editora Verus.  A batalha do Apocalipse é um livro futurista, mas que também se passa em eras antigas. Seu personagem principal é o anjo Ablon que foi expulso do céu por ter desafiado o arcanjo Miguel. 
Ele é todo contando, basicamente, a história de Ablon, depois de sua expulsão, oscilando entre o presente e o passado.
É composto por diversas teorias e uma delas é que Deus esta ate o momento dormindo em um sonho profundo, enquanto o mundo esta a comando dos anjos, para despertar no dia do Apocalipse.  Toda a história se passa no Rio de Janeiro e inicialmente temos citações do cristo redentor e outros pontos turísticos. 
O livro em muitas vezes se torna contraditório com as nossas concepções atuais, nele cita apenas 5 arcanjos em vez dos 7 que conhecemos. 
Temos uma imagem não tão boa de Miguel, pois no livro ele é o que não gosta dos humanos, autoritário e abusivo do poder. 
O livro também nos dá uma imagem de Lúcifer e do inferno, chamado de Sheol na trama. Ele fala desde a crianção e afirma ainda estarmos no sétimo e último dia , quando Deus deitou-se para o descanso eterno.
O livro fala da história de Ablon desde o confronto com Miguel que queria a destruição dos humanos e Ablon junto a 18 querubins os impediram de cometer tal ato, revoltado por ser contrariado Miguel os expulsa, junta a Lúcifer. E desde então Ablon vive no Rio de Janeiro junto a quem defendeu, ele também é cobiçado por Lúcifer que manda um de seus servos atrás de uma trégua com Ablon.
O livro é composto por detalhes, com seres tão bem descritos que chegam a parecer reais.

A escrita é bastante sofisticada, com palavras grandes, mas lindas (para quem gosta de palavras grandes, como eu)...
Vários nomes desconhecidos, e uma história intrigante, já que se passa em parte no Brasil, e não temos muitas histórias fictícias ou distópicas nacionais. 
É realmente magnífico, com citações da bíblia e frases marcantes.

“A certeza não existe, nem a perfeita verdade. Mas sempre nos resta a fé, que nos faz confiar no impossível. E o impossível, com frequência, se torna concreto.”


“O amor é uma tolice. Ele nos torna fracos, vulneráveis. O amor é uma ilusão passageira, fadada a terminar um dia. Só os imbecis se rendem a tais sentimentos. O amor por si é o único amor verdadeiro, porque no fundo todos nós, homens, anjos ou demônios, somos egoístas ao extremo. Quando amamos alguém, é porque assim nos sentimos felizes, e não ao contrario.”

 Mesmo depois de anos da publicação do livro, ainda não há nem boatos de alguma adaptação, infelizmente.

A batalha do apocalipse ainda rendeu mais duas histórias paralelas.
Agradecemos a sugestão do Matheus Fontenele, e esperamos a próxima, beijos!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário